Pages

terça-feira, 17 de abril de 2012

PROJETO HORTA - “Vida e Saúde na Escola”













As atividades realizadas de forma prática, alimentam a curiosidade, a criatividade e o interesse.
Neste projeto, os alunos irão efetivamente para a horta. Estas atividades permitem aos alunos uma relação mais próxima com o ambiente, estimulando a construção de princípios de conhecimento, responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e a comunidade, voltados a sustentabilidade do planeta e a interação entre espécies.
Nestas atividades os alunos aprenderão a selecionar o que irão plantar, a planejar o que plantar, a cuidar de seu plantio, a colher e decidir sobre sua produção final.
As atividades na horta contribuem para que os alunos compreendam a relação da saúde humana com o meio ambiente e a preservação do mesmo. Desenvolvem a capacidade de trabalhar em equipe e da cooperação, proporcionando um maior contato com a natureza. Proporciona também a modificação dos hábitos alimentares dos alunos, além da percepção da necessidade do reaproveitamento de materiais recicláveis.
Por meio da horta é possível propiciar conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura e assim conscientizá-las quanto a práticas alimentares mais saudáveis, fortalecer culturas alimentares e discutir a possibilidade do aproveitamento integral dos alimentos. Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos estudantes.
As atividades da horta têm cunho interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas curriculares.
Como o objetivo geral do projeto é implantar a horta escolar no Ensino Fundamental I do Colégio Santos Anjos, de forma interdisciplinar e vivenciada, promovendo a educação ambiental onde a natureza esteja interligada com o aluno, na produção de uma alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável, é o que está sendo feito.
Num primeiro momento, foi realizado o concurso da escolha do nome do projeto com os alunos do 3º ao 5º ano. Os alunos do 1º e 2º anos realizaram desenhos. Desta forma, todos foram contemplados com atividades. O nome escolhido para o projeto foi: Horta Escolar: “Vida e Saúde na Escola” .
Na sequência das atividades, iniciaram-se as aulas teóricas e práticas. A horta do CSA começou a nascer.

Nenhum comentário: