Pages

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Civismo e Cidadania

Comemorações cívicas, princípios de cidadania são efetivados diariamente no Colégio Santos Anjos, durante todo o ano letivo. Nesta semana em especial, semana em que se comemora o aniversário de um acontecimento que todos consideramos importante e crucial para a história brasileira, sua Independência, o enfoque é maior e direcionado. As comemorações são diárias. O destaque local cabe a celebração do aniversário de Porto União, no dia 05, que comemora os seus 92 anos de existência como município autônomo. Destaque também para o aniversário do próprio Colégio que tem sua pedra fundamental lançada em 07 de abril de 1917 e, portanto comemora juntamente com o Município, 92 anos de dedicação a esta terra e a sua gente.

Por considerar que estas cerimônias são importantes para todos e por acreditar que celebrar é uma forma de num único rito unir a memória do passado com a esperança no futuro, o Colégio Santos Anjos, se irmana a todos os brasileiros e portunienses nestes momentos. Como instituição de ensino, entrega a pátria pessoas capazes de se tornarem profissionais dignos e conscientes, cidadãos aptos a fazerem escolhas, comprometidos socialmente, portadores de uma ética coletiva digna e honrada, como deve ser a de todo o povo brasileiro e que jamais devem se afastar das coisas que são essencialmente humanas, como o tempo da memória e sua demonstração de brasilidade, o tempo do perdão para criamos as condições para a realização de nossa esperança em um país melhor, mais justo, mais digno para todas as brasileiras e os brasileiros; o tempo da promessa , para como sociedade evoluirmos constantes e nos comprometemos com o presente e o futuro como possibilidade de realização plena do ser humano e o tempo do requestionamento quando olhamos para nós próprios, vemos nossos próprios paradoxos e nossas limitações no plano individual e somos capazes de fazê-lo como sociedade, entendendo que não há felicidade possível no plano particular se não houver compromisso com a felicidade geral, a felicidade e o bem-estar de todos. Lembramos também, que é preciso perguntar a cada um de nós, numa oportunidade festiva como a de agora, não o que esperamos da vida a partir de nossas referências e valores particulares, mas, antes, perguntar-se o que a vida - a sociedade, a Pátria Brasil, Porto União – espera de nós como cidadãos?
E se pautarmos nossas vidas e formos capazes de ensinar nossas crianças e nossos jovens a viverem com a consciência de que o bem comum é coletivo e é sempre construído não importa exatamente a profissão que temos ou que nossos jovens escolherem, - uma vez que o fio condutor de nossas existências e de nossas atividades será sempre a responsabilidade social que implica no afastamento dos interesses meramente privados, para que seja construída uma sociedade mais solidária e fraterna, estaremos então construindo a Pátria que sonhamos e merecemos. Se isso acontecer, nós e nossas instituições teremos cumprido nossa missão de formar homens e mulheres com poder de transformar o mundo em que vivem e legar as futuras gerações algo por que se orgulhar. Cremos que isto é dever cívico. Isto é amor a Pátria! Nas fotografias, podemos ver os alunos do 3º ano do Ensino Médio, na Praça Hercílio Luz, participando efetivamente da abertura das solenidades da Semana da Pátria e do Município de Porto União. Na oportunidade, coube a aluna Giullia Henriette Eggers a leitura do texto alusivo. Também observamos um dos solenes momentos no pátio do Colégio.



Nenhum comentário: